Quem Conta um Conto... [2]

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Saudade...


Quanto tempo será que demora uma ferida para cicatrizar?
Demora o mesmo tempo que uma embriaguez por uma torturante saudade que inflama alimentada por um sentimento muitas vezes sufocado por atos impensados.
Saudade talvez seja a palavra mais egoísta achada para definir um “sentir” e por mais egoísta que seja, pode sim definir vários “sentir” diferentes: Dor, pesar, penar, arrependimento, sorriso, olhar, abraço, beijo, corpo, pele, cheiro, gosto...
Mede-se a saudade pelo tamanho de nossa experiência, pelo tanto de vivências que carregamos na bagagem de uma vida que nem sempre temos o controle total das rédeas. Sofre-se a saudade pela intenisdade dos olhares sobre os fatos, pelo doar-se a determinadas situações que as vezes exigiram muito menos do que entregamos em devido momento.
Saudade e substantivo mas pode tornar-se verbo quando conjugado com um outro substantivo que teima em posar de verbo também: a lembrança.
Lembrança do cheiro da chuva, do gosto do bolo da mãe, da presença de mãe, do cheiro de alguém, do som de alguém... Lembrança de um futuro que a gente merecia e não se pode mais alcançar, devida a mudança dos fatos.
Saudade significa deixar com estranha doçura tudo aquilo que sabemos nos fazer falta em algum momento importante ou que se torne depois, mas que sabemos estar sempre marcado nas cicatrizes deixadas. Significa olhar pras coisas com a tristeza adulta e não mais com olhinos marejados de criança. Significa aprender a conviver com o que nos é dado por outros ou pela vida. É compactar aquela avalanche de coisas que vivemos em um compactado pensamento guardado na cabeça e distribuido entre nossos sentidos vitais.
É cuidar com paciência daquilo que se cultivou por um motivo que nem sempre a gente sabe porque e que provalvelmente mais tarde, na hora da saudade, vamos nos perguntar: Por que é que eu vivi isso?
Saudade é fazer tudo, dividir, ensinar de pouquinho, é gostar de si, ter esperança e persistência sempre. É deixar de herança pra nós mesmos um sonho, uma tranquilidade de ter vivido aquilo que vai cicatrizar nossa alma e lembrar mais tarde dessas cicatrizes, sem nehuma tristeza dos fora que as vida nos dá tentando juntar uma coisa ou outra que as vezes teimamos em separar.

Autora: Lorena Otoni
Muriaé - Minas Gerais

3 comentários:

Anônimo disse...

Saudade é ter boas lembranças para se recordar.

Lembrança é a saudade de tudo que passou.

Ambos se interagem, caminham de mãos dadas. Saudade e lembrança são dois irmãos gêmeos, que jamais vão se separar.

Belíssimo texto!

Mariana Mendes . disse...

Saudade é o sentimento que mostra o quantos as pessoas e situações são importantes para nós.

Lindo texto! =D

Jessica disse...

já estou com saudades de ler esse texto

Copyright © 2010 Literatura Claustrofóbica | Free Blogger Templates by Splashy Templates | Layout by Atomic Website Templates